CULTURA DO MUNICÍPIO SOB O OLHAR DE ALINE TORRES
- G.C.E Grone's
- 30 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Negritude em Foco:
A relações-públicas de 34 anos assume o posto deixado por Alê Youssef, que pediu demissão na quarta-feira, 25
Graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela USP, Aline Torres
é a nova secretária de Cultura da cidade de São Paulo.
Aos 34 anos, Aline atua nos movimentos negro e feminista, assim como tem presença marcante na comunidade de Pirituba, na zona noroeste da capital. Atualmente, é secretária adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia na Prefeitura. Ela ainda tem dez anos de experiência na área de gestão cultural.
Aline tem uma história familiar marcada pela luta. O avô foi escravizado em uma fazenda, no Recôncavo Baiano. Anos depois, a mãe decidiu se mudar para uma comunidade em Pirituba. Apesar das dificuldades, Aline conseguiu fazer um cursinho gratuito graças a um projeto social até conseguir entrar em uma faculdade de Relações Públicas – lá, era uma das três negras em um universo de mais de 60 alunos. Em 2019, foi selecionada entre 4 mil pessoas para ser aluna da Renova BR, e se tornou embaixadora do Brasil no Conselho Pan-Africano (Pan-American Council).
A nova secretária municipal de Cultura atua ainda no Coletivo Juventude Negra de São Paulo, com o desejo de despertar questões raciais em espaços de poder e promover a inclusão. Ela também trabalhou no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, planejando a inclusão de jovens por meio da cultura.
Aline recebe a pasta com o planejamento estratégico já definido até 2024 e o projeto para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, chamado de 22+100.
Fonte: Grupo Estado
Comments