Vacina é fundamental: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
- G.C.E Grone's
- 29 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Não é só por você, mas é por todas e todos no seu entorno, é por entendimento, empatia, altruísmo, respeito pela vida e responsabilidade social. A vacinação e medidas não farmacológicas para sair da pandemia devem ser encaradas como um pacto coletivo pela vida. Pessoas vacinadas têm menor chance de se infectar e pouco mais de 90% dos casos de infectados no mundo estão ocorrendo entre os não vacinados.
Um estudo mostrou que pessoas vacinadas, quando infectadas, têm em geral uma carga viral menor e ficam com o vírus por um período menor, em comparação com as pessoas não vacinadas que são infectadas pelo Sars-Cov-2. Se as pessoas se recuperam mais rápido, elas transmitem o vírus por menos tempo e isso diminui a taxa de transmissão da doença.
Para controlarmos a pandemia, precisamos incentivar vacinar os adolescentes e as crianças de 5-11 anos. Isso é fundamental nesse processo de bloquear a transmissão e a circulação do vírus. Crianças também podem morrer de covid, podem ter sequelas graves e Covid-19 longa, com sintomas que podem durar por meses. Crianças e adolescentes infectados também podem transmitir a doença, embora menos, pois pessoas vacinadas têm menor carga viral, transmitem menos o vírus, têm quadros mais leves e se recuperam mais rapidamente da doença pois o organismo elimina o vírus mais rapidamente.
Outro ponto importante é que a Ciência está mostrando que a capacidade evolutiva do vírus é menor em pessoas vacinadas, o que significa que o vírus sofre menos mutações em pessoas vacinadas, em comparação com maior número de mutações que ocorrem em pessoas vacinadas. São muitas as vantagens para tomar as vacinas, pessoas vacinadas têm menos chance de serem infectadas, mais chances de terem casos mais brandos no caso de infectados e transmitem menos o vírus quando infectados.
PROGRAMAÇÃO DA VACINA COVID-19
Maio 2022 - Terceira dose
Entre 12 e 17 anos (4 meses após a segunda dose) - A partir de 30 de maio
Junho 2022 - Quarta dose
50+ anos e profissionais da saúde (4 meses após a terceira dose) -
40+ anos (4 meses após a terceira dose)

Comments